sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Projeto: Os três Porquinhos no mundo da Reciclagem



Projeto : Ana Vírginia de Sousa
Antonia Maria Ferreira de Quadros
Tema: Os três porquinhos no mundo da reciclagem

 JUSTIFICATIVA
A história dos três porquinhos é um conto tradicional que faz parte do mundo imaginário da maioria de nossos alunos, uma vez que esse conto assim como o da Chapeuzinho Vermelho, o do Patinho Feio e, entre outros, nos dá diversas possibilidades para explorarmos a criatividade e a própria personalidade de nossos discentes, como afirma esse autor:

Enquanto diverte a criança o conto de fadas esclarece sobre si mesma e favorece o desenvolvimento de sua personalidade. Oferece significado em tantos níveis diferentes e enriquece a existência da criança e tantos modos que nem o livro pode fazer justiça à multidão e diversidade de contribuições que esses contos dão à vida da criança”. (BETIELHEIM, 2004, p. 20)

Com base nessa assertiva, entende-se que os contos de fada vão além do que se pode imaginar. Explorá-los nos possibilita ainda trabalharmos com a identidade de cada criança, o que na fase pré- escolar é de suma importância, uma vez que isso reflete em todas as fases da vida indivíduo. Dessa forma, surgiu a necessidade de se criar um projeto embasado no conto dos três porquinhos pela temática que ele apresenta, mas com uma pequena diferença, a versão que criaremos nesse projeto tem como principal temática: a preservação do meio ambiente um tema atual e que pode ser relacionado com o uso das tecnologias.
Logo, esse planejamento além de fazer uma reflexão sobre a importância de se preservar o ambiente em que vivemos será inter-relacionado com o uso do computador em nossas escolas, unindo assim o tradicional e o moderno.
 
Objetivos:
Geral: possibilitar ao educando o uso de novas tecnologias a partir dos contos tradicionais , incentivando assim a preservação ambiental.
Específicos:
- Reconstruir a história dos três porquinhos relacionando-a com a preservação ambiental.
- Criar links no blog “reciclagemearte” para participação dos alunos por meio de produção de texto..
- Aguçar a imaginação e criatividade dos alunos a partir da intervenção no momento da produção de texto.
- Incentivar a construção coletiva de outros contos de fada por meio do Google dox’s.
- Estimular os educandos a criarem outros gêneros por meio de dramatizações, sem perder de vista a questão ambiental.

Metodologia
- Fazer uma roda de leitura com os alunos explorando a estória dos “Três Porquinhos” relacionando com a preservação do meio ambiente.
- Já no laboratório de informática após um discursão sobre o tema orientar os alunos a criarem um desfecho para a estória.
- em seguida sugerir aos alunos a mudança do cenário da estória, ou seja, o lugar onde a estória é narrada sem trocar os personagens, porém, relacionando sempre com a preservação ambiental.
- a partir do Google dox’s fazer demonstração que podemos criar um texto coletivamente.
Coletar os trabalhos produzidos no laboratório fazendo uma explanação dos mesmos.
 


Referencias Bibliográficas
. ABRAMOVICH, FANNY. Literatura Infantil, Gostosuras e Bobices. São Paulo: Scipione, 1994.
. AGUIAR, Vera Teixeira. Era uma vez... na escola: formando Educadores para formar leitores. Belo Horizonte, Formato 2001.
. BETIELHEIM, Bruno, A Psicanálise dos Contos de Fada. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2004.
. GOUVÊA, Sylvia Figueiredo-Os caminhos do professor na Era da Tecnologia - Acesso Revista de Educação e Informática, Ano 9 - número 13 - abril 1999.



Nenhum comentário:

Postar um comentário