sexta-feira, 26 de agosto de 2011

A partir do curso Ensinar e Aprender com os TCS da Educação foi possível navegar de maneira enriquecedora adquirindo vários aprendizados e que aqui Publíco:

Trabalho na Escola Amigos para Sempre uma escola linda e bem organizada, gosto do meu trabalho, de viajar, de faver aventuras, de fazer trabalhos artesanais...Fiz Licenciatura em Pedagogia na Universidade Vale do Acaraú um curso que adorei fazer pois aprendi muitissimo, estou terminando  a Especialização em Psicopedagogia com ênfase em Educção Inclusiva e estou sempre em busca de novos conhecimentos por issoé que estou aqui. Um abraço a todos do curso e muito prazer.

Na escola que trabalho procuro ser não somente uma profissional, mas, uma pessoa amiga dando a minha parcela de colaboração aos alunos e demais colegas de trabalho, me preocupando principalmente com a situação sócio- econômica dos alunos, pois sei que isso interfere imensamente na sua aprendizagem.
As vezes quando o aluno não tem um caderno pra levar para a escola, isso pode ser motivo de vergonha, por ver que seus colegas tem e ele não. O professor deve estar atento a esses detalhes e perceber que muitas vezes não é preguiça do aluno e sim medo de ser criticado pelos colegas.
É preciso que o professor crie com seus alunos uma relação de troca onde um aprenda com o outro, percebo que assim a aprendizagem se torna muito mais prazerosa tanto para o professor quanto para o aluno, acredito que isso é ser professor nos dias de hoje.
Ser professor hoje muito mais do que ontem é algo muito desafiador, assistimos diariamente nos meios de comunicações muitos casos que desestimulam a classe dos profissionais da educação a exercer seu papel, porém apesar dessas barreiras, vejo que no meu ambiente de trabalho existe um compromisso com a educação em fazer com que haja de fato.

Para que o processo de aprendizagem se concretize de fato é necessário que tenha por parte do professor boas estratégias e por parte do aluno interesse. Percebe-se que o aluno aprendeu quando ele indaga, participa, da sua opinião por um determinado assunto tem interesse em aprender mais. O professor por sua vez, a todo momento transmite uma informação porém o aluno muitas vezes tem dificuldade em apreender essa informação seja pela maneira de como o educador transmite ou se aquela informação interessa ao aluno. Quando o aluno interessa-se por tal informação por iniciativa própria ele procura se aprofundar, pesquisando, buscando mais informações na internet, na maioria das vezes ele busca informações somente porque esta irá contribuir no seu processo avaliativo. A informação só contribui de fato para que o aluno adquira conhecimento se ele sentir-se incentivado a aprofundar essa informação que recebeu, para isso, o aluno tem que sentir-se interessado em construir seu próprio conhecimento por iniciativa própria é assim que o conhecimento se difere da informação, pois, a informação passa e o conhecimento permanece e a este tem-se sempre o interesse de aprofunda-lo cada vez mais. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário